quinta-feira, 1 de julho de 2010

ENCERRAMENTO NÃO, UMA NOVA ETAPA SIM!!!

Aqui foi o começo de tudo I Sementre.



Amigos como foi bom o nosso estágio, como foi linda a nossa festa e como fomos competentes, como foram brilhantes as regentes e FANTASTICA a RESPEITABILISSIMA SOCORRO.


ENFIM, DIZER QUE A FESTA FOI ÓTIMA E MUITO ANIMADA E AS APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS FORAM SENSACIONAL. AGRADECER MUITISSIMO A PROFESSORA MARIA LUCIA PELO APOIO, CONSEDERAÇÃO, CARINHO, RESPEITO E AMIZADE; QUE DURANTE ESTE TEMPO ESTEVE SEMPRE AO NOSSO LADO.

E COMO NÃO PODERIA FALTAR, QUERO AGRADECER AS AMIGAS E DETERMINADAS GUARDIÃS DO CORREDOR ( JÓ E GEL ), POIS, QUE TUDO SERIA MAIS DIFICIL SEM O TRABALHO DELAS. OBRIGADO MENINAS! E PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO, AGRADECER A BAIANA QUE LÁ SE FEZ PRESENTE, POIS AO FINAL DO EVENTO DEGUSTAMOS UM DELICIOSO ACARAJÉ, QUE FOI PREPARADO COM MUITO CARINHO PELA MÃE DA NOSSA COMPANHEIRA GRAZY.

VALEU MUITO, TODOS APROVARAM A IDEIA. SOCORRO APESAR DE TODA PRESSÃO, OBRIGADO POR NÃO DESISTIR DE MIM!!!


Assim, creio que o estágio para mim foi uma descoberta e uma experiência prazerosa que vai deixar lembranças afetuosas, pois estive ao lado de pessoas amáveis, carismáticas, pessoas atenciosas e competentes. No estágio tive momentos alegres, cantei, dancei, brinquei, ensinei, e tive um grande aprendizado. Aprendi o que é ser professor, e ser professor é buscar o conhecimento, é plantar sementes, é caminhar, é reaprender sempre.

Verdade é que o estágio nos coloca frente a frente com a profissão que estamos nos preparando para assumir, como nos dá a oportunidade de refletirmos e colocarmos em prática as teorias até aqui estudadas.

O estágio mim mostrou o que é ser um educador, mim mostrou os desafios da educação, as pedras no caminho que temos que remover, que a experiência é um baú que dele se retira grandes tesouro e que a teoria é um forte aliado nos momentos mais difíceis. O estágio ainda mim fez perceber que ainda existe bons profissionais querendo com o seu jeito fazer crescer este país, profissionais empenhados em transmitir conhecimentos e formar seres humanos aptos a conquistarem o infinito.

Assim, ressalto que com base nas tendências que por mim foram estudadas destaco a tendência progressista libertadora que foi a que mais mim identifiquei, e sobre ela penso ser um das mais eficazes na didática do ensino, do aprendizado e do desenvolvimento cognitivo da criança. Já que nessa tendência o papel da escola é atuar na formação das crianças em todas as dimensões da vida, tomando consciência da realidade para transformação as instituições sociais, questionando a realidade e capacitando crianças com uma educação crítica.

Neste sentido, a relação professor x aluno deve ser horizontal, pois ambos são sujeitos do ato do conhecimento. Visto que o pressuposto da educação se dá a partir da codificação da situação problema, no conhecimento da realidade e no processo de reflexão e crítica. Prática escolar está voltada para a pedagogia libertadora de Paulo Freire e para os movimentos populares.

E neste oitavo semestre pude refletir sobre o que de fato é a educação, e a importância dela para nossa vida. E já no final deste curso permito-me dizer que a educação é um processo de enriquecimento cultural do ser e de desenvolvimento das suas capacidades intelectuais, que buscam capacitar o individuo para a vida e em todas as suas dimensões. Por isso mesmo, a urgência da educação é hoje uma das primordiais necessidades da nossa decadente e preconceituosa sociedade.

Mais do que nunca, reconhecer a educação como princípio fundamental e indispensável meio de transformação social para termos uma sociedade mais justa e menos desigual é algo urgente. Haja visto, que fazer da educação uma prioridade é escolher o progresso; é dignificar e formar o homem para o melhor da vida; e é enriquecer culturalmente o ser humano. Pois toda educação essencialmente humana deve preparar cada um a viver para os outros e não para si mesmo, já que a aprendizagem não é apenas um processo individual, mas um processo social e especificamente relacional.

Em suma neste oitavo semestre agradeço muito a minha companheira Eliana de Jesus, que ao meu lado tem demonstrado uma grande paciência, sabedoria, inteligência, conhecimento e dedicação neste honroso e imprescindível trabalho. Assim dou-me como satisfeito minha participação neste oitavo semestre e neste estágio, que com certeza é uma experiência sem igual e uma necessidade de todos que fazem o curso de pedagogia.

E agradecer a você SOCORRO, por ter nos conduzido e orientado de maneira brilhante.

Um comentário:

  1. Tenho para mim que são muito importantes estes momentos em que caminhamos para a frente. Eu sei que isso é importante para todos. Muito mais importante é saber mais sobre a Educação. Que sejamos sempre curiosos para aprender mais.

    ResponderExcluir