terça-feira, 16 de março de 2010

SINTESE DO TEXTO

POR QUE O ESTÁGIO PARA QUEM NÃO EXERCE O MAGISTÉRIO: O APRENDER A PROFISSÃO

SELMA GARRIDO PIMENTA / MARIA SOCORRO L. LIMA


Após termos feito a leitura que nos foi sugerido, acredito que o texto nos aponta caminhos para um bom aproveitamento do estágio e nos mostra a necessidade de um envolvimento com a escola durante este período. Portanto penso que o estágio é de fato o momento de uma ação-reflexão da constituição profissional e pessoal dos futuros educadores. Momento este muito significativo para os estagiários e para a comunidade escolar.

Isto por que, o estágio possibilita verdadeiramente uma troca de experiência, de saberes teórico-práticos e de grande reflexão acerca do fazer pedagógico. Ele é a oportunidade de vivenciarmos na prática o processo ensino aprendizagem e a observação da relação entre professor- aluno. É sem dúvida um espaço rico de pesquisa, mensuração, observação e reflexão.

O texto nos mostra ainda como o estagio para quem não exerce o magistério pode ser um campo de (re) construção de conhecimentos, capaz de contribuir na formação de profissionais comprometidos, críticos e reflexivos com a qualidade da educação no nosso país.

Portanto, é uma atividade dinâmica, construtora, emancipadora, envolvente e aberta para as transformações educacionais, políticas e sociais, que tem dentre outras objetivos e riquezas, a oportunidade de proporcionar o engajamento do estagiário na realidade da escola, para que ele perceba os desafios que lhe espera, e desta forma, refletir com maturidade a profissão que vai assumir.

Assim penso que é nesta dicotomia, nestes conflitos, incertezas e inseguranças que o profissional vai se formando. Pois nem o estágio, nem a universidade irão preparar ninguém para ser um super professor. O estágio deve ser visto por nós alunos como um subsidio para nossa pesquisa, e por que não escolha profissional.

Em suma, ressaltar que hoje numa análise muito realista é preciso também que se diga que não se pode remeter para a escola toda a função social. O educador precisa unir esforços para fazer valer suas convicções. Visto que, escolher a profissão de educador, não é escolher nenhum oficio qualquer. O novo modelo de educador para as escolas é aquele que busca dar sentido a vida das pessoas e da humanidade, buscando criar um mundo melhor e mais justo para todos. Pois ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade.

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