Considerações e análises a respeito do relatório de observação
Em nosso relatório apresentado foi possível expor nossas reflexões sobre as relevantes observações feitas no Instituto Educacional Régis Pacheco com alunos no 5º ano do Ensino Fundamental. E nele pode-se notar que está etapa que procede ao estágio foi muito significativo para a construção do projeto.
Em nosso relatório apresentado foi possível expor nossas reflexões sobre as relevantes observações feitas no Instituto Educacional Régis Pacheco com alunos no 5º ano do Ensino Fundamental. E nele pode-se notar que está etapa que procede ao estágio foi muito significativo para a construção do projeto.
Desta forma a observação muito contribuiu na coleta de informações referente à Instituição escolhida e seu espaço físico, além da indispensável entrevista com a gestão escolar, com a coordenação e com a professora regente, o que foi imprescindível para podermos perceber de perto a realidade escolar, nos familiarizar com o ambiente e assumir com competência e responsabilidade uma sala de aula.
Através deste trabalho de observação foi possível também perceber que o estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira, pois certamente ele é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico.
Desejo aqui registra que este foi para mim apesar do cansaço físico, um período agradabilíssimo, pois os docentes estiveram unidos e com muita vontade de aprender. Onde cada aula assistida era um grande aprendizado; onde cada fala do professor regente era como um vento forte e impetuoso que somente nós podíamos ouvir e que intrinsecamente nos fazia pensar sobre o que é ser professor.
Em suma, acredito que este relatório proporcionou a nós futuros educadores a oportunidade para se defrontarem com problemas concretos de ensino-aprendizado e da dinâmica própria de cada espaço escolar, bem como identificar as peculiaridades, as necessidades e as expectativas dos alunos-docentes. O que nos proporciona refletir sobre a nossa prática, a ponto de indagarmos criteriosamente se temos de fato condições de atuar ou não na área escolhida e que tipo de profissional queremos ser.
Oi Xavier,
ResponderExcluirQue bom saber da importância dessa fase de estágio na sua formação profissional. Tenho insistido na importância da pesquisa permeando nosso fazer pedagógico, e vc traz essa questão de forma clara e explicita. É só a partir das reais condições de trabalho da escola e da sala de aula, que podemos fazer intervenções conscientes.